quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CHAPADA DIAMANTINA

Chegamos da nossa viagem à Chapada Diamantina.
Viagem maravilhosa...lugar mais que perfeito para ecoturismo e, de quebra, ainda conhecemos uma turma muito animada que tornou a viagem à Chapada Diamantina ainda mais prazerosa e divertida.
Em regra, somos um casal bem independente quando o assunto é viagem, definimos por onde chegar e por onde sair e a partir daí fazemos nosso próprio roteiro, reservamos nossas hospedagens e nossos transportes, contudo, quando o assunto é viagem de Ecoturismo, preferimos buscar o apoio de empresas que dispõem desses passeios. Motivo? Quando falamos de ecoturismo, normalmente falamos de lugares inóspitos, sem tanta estrutura de locomoções, sem tantas informações para fazer por si só, da necessidade de guias para os passeios/trilhas, além de que esses lugares precisam de uma logística especial que é muito mais tranquilo fazer dessa forma.
Concordamos que sai um pouco mais caro que fazer totalmente independente, porém, é um custo/benefício que, para nós, vale mais a pena do que ficar quebrando cabeça e perdendo tempo em descobrir, por exemplo, como ir de uma cidade pra outra que não possui ligação direta de transporte entre elas.
Para minimizar esses custos sempre buscamos evitar intermediários na negociação, pois quanto mais atravessadores maior será seu custo final, pois ninguém trabalha de graça e de comissão em comissão sua viagem pode acabar saindo mais cara do que poderia.
Hoje em dia é fácil encontrar o seu local de destino na internet e pesquisando as empresas que fazem o roteiro desejado você terá noção do quanto pagará e da estrutura da empresa, e com base nessas diferenças você poderá optar por qual delas fechar.
Em nossa viagem para a Chapada Diamantina não foi diferente. Pela internet você encontrará diversas empresas que fazem esses passeios, sendo que os passeios são bem padrões entre todas elas, variando o preço de acordo com estrutura logística de cada uma delas e as variações de hospedagens. Optamos por fechar com a empresa Venturas, cuja sede é em São Paulo e que faz diversos outros passeios de ecoturismo por todo o Brasil e América do Sul e que em 2013 recebeu o prêmio de “melhor operadora de ecoturismo” da Revista Viagem.

Itens recebidos antes do embarque
Pela Venturas, quando do fechamento do contrato você recebe uma relação de itens para receber o seu brinde da Curtlo (que variava de bonés com necessairé, blusa fleece, mochila de ataque, snorkel, dentre outros) e olha que nem sabíamos desses brindes com antecedência, então para nós, foi uma grata surpresa rsrsrsr. O mais difícil foi escolher o nosso dentre todos os disponíveis... pensa em alguém que ama brindes, esse alguém sou eu (Marcos)... quer me ver feliz igual criança? É só me dar uma caneta de hotel de brinde...imagina então com uma lista de Brindes (sim, com “b” maiúsculo)... foi uma angústia a decisão... rsrsrsrs, mas, ao final, ambos optamos pela Blusa Fleece e não nos arrependemos, pois usamos, e muito, por lá. Não se engane, você irá para o sertão da Bahia, em meio ao sol escaldante e aos mandacarus, mas pela noite e quando estiver em cima das montanhas sentirá a falta de uma blusa.
Os brindes são enviados antes de seu embarque e vêm junto com os vouchers da viagem (transportes, hospedagens etc), etiquetas identificadoras de malas, além de um livreto da empresa contendo todas as informações e opções de viagens feitas por eles, no Brasil e na América do Sul.
Há, ainda, a opção de fechar direto com o escritório da Venturas em Lençóis, assim como com as outras empresas que fazem os passeios na região...há muitas empresas que fazem os passeios em Lençóis (veja abaixo).
Pra não dizer que não tivemos problema com a Venturas, digamos que houve um desconforto. O valor do pacote inclui além dos passeios e logística de transporte, algumas refeições como almoço ou lanche na trilha e/ou jantar, enfim, ocorre que em uma das pousadas oferecidas pela empresa não havia mais disponibilidade quando fechamos, entretanto na pousada que foi oferecida como alternativa não havia a opção de jantar incluído no pacote, porém, não houve a iniciativa da empresa em reduzir o valor do pacote considerando a exclusão de 2 refeições (eram 2 diárias nessa pousada) anunciadas no site da empresa. Apenas após nosso 'pedido' houve um abatimento do valor correspondente. Outras pessoas que estavam no nosso grupo também estavam na mesma situação... e não tiveram nenhum abatimento pela falta da refeição, simplesmente porque não pediram, ou seja, pagaram, mas não levaram. Entendemos que considerando a possibilidade de alterações nos pacotes ante a indisponibilidade de hotéis, pode ocorrer mudanças nas condições oferecidas nos pacotes, mas isso deveria constar de forma clara no site, para que não haja inconvenientes e mal entendidos.
Apesar da impressão ruim quanto a esse ponto na hora de fechar o pacote pelo site da empresa, o atendimento na região da Chapada Diamantina através dos guias locais e da empresa local foi excepcional, mas fica a dica para na hora de fechar o pacote, caso fechem com a Venturas, para que fiquem atentos às condições de pagamento quando houver lotação dos hotéis mencionados no site.
Compramos o aéreo até Salvador e fomos de ônibus até Lençóis, que é a cidade por onde começa e termina nosso roteiro, sendo que fechamos com a empresa apenas o pacote terrestre (transporte, algumas refeições e hospedagens), mas há a opção de fechar todos os transportes com eles, aí vai de cada um.
Nos próximos posts, PARTINDO PRA VIAGEM vai continuar mostrando um pouco de tudo que cercou essa viagem, desde como foi o deslocamento até Lençóis (onde iniciou e terminou o nosso roteiro de 'Volta ao Parque'), dos passeios/trilhas dia a dia, das comidas e ainda mostrar um pouquinho dos encantos dessa linda região com fotos que dão apenas uma amostra das belezas da Chapada Diamantina.
Durante nossa estada por lá, vimos que há diversas empresas que disponibilizam os passeios, assim, abaixo, segue as principais opções que levantamos e os contatos das mesmas para vocês buscarem maiores informações e a que melhor se adequa ao seu gosto e bolso:
- Chapada Adventure Daniel: www.chapadaadventure.com  contato@chapadaadventure.com, (75) 3334-1933/ 9928-3818
- Extreme ecoadventure:  www.extremeecoadventure.com.br , cardoso@extremeecoadventure.com.br, (75) 3334-1727/ 9927-3568/ 9260-3911
- Fora da Trilha: www.foradatrilha.com.br, info@foradatrilha.com.br, (75) 3334-1326/ 9985-4927
- Nas Alturas: www.nasalturas.netchapada@nasalturas.net, (75) 3334-1054/ 9983-4465/ 9992-2370/ 9946-8122
- Terra Chapada Expedições: www.terrachapada.com.br, terrachapada@gmail.com, (75) 3334-1428/ 9915-0722
- Venturas e Aventuras: www.venturas.com.brchapada@venturas.com.br, (75) 3334-1030/1069/9979-5115
- Zentur Viagens e Turismo: www.zentur.tur.br, zentur.chapada.diamantina@hotmail.com, (75) 3334-1397/ 9955-9482
Bem, essas foram as informações iniciais de nossa viagem e no próximo post, falaremos como foi a experiência de ônibus Salvador-Lençóis-Salvador e se vale, ou não, o custo/benefício. Então, não percam os próximos capítulos...rsrsrsr.
O Partindo pra Viagem é um blog de viagens independente, idealizado por Marcos Rogério de Paula e Flávia Motta (MarFla), casal apaixonado por viagens e patrocinadores exclusivos dessa viagem, não tendo havido qualquer tipo de custeio por nenhuma empresa.
Abraços
Partindo pra Viagem – MarFla









4 comentários:

  1. Arrasaram neste primeiro post! Achei super completo. Ansiosa pelos outros... Beijos, Ju (e Ademir das mutucas rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ju... obrigado pela visita e dê um abraço no Ademir das mutucas rsrsrsr. Vocês foram maravilhosas companhias de viagens.

      Excluir
  2. Vish, estamos ferrados com a concorrência agora... rs. Parabéns pela iniciativa, Flávia e Marcos. Curto muito as fotos e viagens de vocês, será um prazer acompanhar por aqui também. E adorei o post da Chapada, uma viagem que quero voltar e explorar melhor! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio... só não precisa se preocupar com a concorrência rsrsrs... somos fãs demais do seu blog Viagens Cinematográficas!!! Conhecer você e outros blogueiros há um ano atrás nos inspirou ainda mais a querer conhecer o mundo.
      Esperamos encontrá-lo novamente em alguma de nossas viagens por aí. Grande abraço.

      Excluir