domingo, 5 de outubro de 2014

De Salvador a Lençóis (Chapada Diamantina) de ônibus. Vale a pena?

Dentro dos planejamentos de viagem do PARTINDO PRA VIAGEM buscamos acima de tudo viajar com o menor custo sem, contudo, deixar de aproveitar ao máximo a viagem, ou seja, analisamos muuuito a relação custo/benefício, fazendo com a economia nossa caixinha para as próximas viagens...rsrsrs
Para se chegar à Chapada Diamantina a principal opção é pela cidade de Lençóis, que também foi o ponto de partida e chegada do nosso roteiro 'Volta ao Parque'.
Há voos regulares da Azul para a cidade de Lençóis aos domingos e às quintas-feiras, porém, não conseguimos um valor de passagem aérea condizente com o que pretendíamos pagar de deslocamento, por isso resolvemos fazer o trajeto Salvador - Lençóis - Salvador de ônibus mesmo.
Pensando nisso, saímos do aeroporto de Salvador e nos hospedamos em hotéis nas proximidades do Terminal Rodoviário (que fica ao lado do Shopping Iguatemi). Na ida ficamos no Web Hotel e no retorno, no Iguatemi Bussiness Flat (ambos a uns 10/15 minutos a pé da Rodoviária, que é o tempo de atravessar a passarela, pois o Terminal Rodoviário fica do outro lado da avenida em que ficam os hotéis).
As diárias nos hotéis são quase equivalentes (o Web ficou R$ 20 mais barato), a diferença é que o Iguatemi Flat possui um quarto bem maior e mais confortável, pois além da suíte em si, possui uma ante sala, um flat como o próprio nome diz. As fotos contidas nos sites dos hotéis condizem bem com a realidade dos quartos.
A empresa de ônibus que faz o trecho até Lençóis é a Real Expresso/Rápido Federal e fizemos a compra das nossas passagens pela internet (valor de R$ 63,19 em setembro/2014) e no guichê da própria empresa na Rodoviária (no 1º andar) apresentamos nosso voucher impresso e retiramos as passagens uma hora antes do embarque. A empresa possui quatro horários de saída e chegada para o trecho e optamos pela saída às 7h, pois o nosso roteiro em Lençóis começaria apenas às 16h e daria tempo suficiente para chegarmos (tempo médio de 7 horas até Lençóis), deixarmos as mochilas na pousada e aguardarmos o pessoal da Venturas.
A rodoviária de Salvador tem uma boa estrutura, mas é uma rodoviária...rsrsrs...assim, após retirarmos nossas passagens fomos tomar nosso café da manhã de rodoviária, já que o café da manhã do hotel era muito tarde e não tínhamos tempo para aguardar, pois saímos antes das 6h para trocarmos nossos vouchers (fica a dica para quem for sair nesse mesmo horário já reservar o hotel sem o café da manhã). Pedimos dois lanches, dois cafés com leite e uma água no valor total de R$ 16,00. Outra dica: se você quiser aquele lanche quente feito de pão de forma, queijo e presunto (tomate) não peça por 'bauru' e sim por 'misto quente'. O bauru da Bahia, pelo menos na rodoviária, é um salgado assado com recheio de carne ou frango...só ficamos sabendo disso depois rsrssrsr
Embarcamos em um ônibus convencional com ar condicionado e nada mais. Saímos com previsão de chegada às 12:55h em Lençóis (conforme informação da net) e nosso ônibus estava relativamente vazio, com metade da lotação possível e havia uma relativa quantidade de estrangeiros com destino às belezas naturais da região.

Nosso ônibus quase vazio

O trajeto é feito basicamente pelas BR's 324 e 242 (Veja o mapa).  Seguimos até a cidade de Feira de Santana, onde a rodoviária fica na região central, bem ao lado do local em que é realizado o desfile de 7 de Setembro. Até aqui nenhum problema, a não ser que, por coincidência, o dia fosse um 7 de Setembro! Demoramos um pouco para chegar e sair da cidade, congestionada por carros e interrupções de trânsito, mas na rodoviária foi rápido, apenas embarque e desembarque.
Na cidade de Itaberaba paramos por 30 minutos para almoço no Restaurante e Pousada Porta do Sol, que possui boa estrutura de banheiros, lanches e almoço e que fica junto de um posto de combustível.

Restaurante Pousada Porta do Sol
Parada para almoço/lanche

À medida que íamos adentrando o sertão baiano, íamos vendo a nítida variação de vegetação. Saímos de Salvador com vegetação bem verde e clima tropical e, a essa altura, a caatinga já se fazia bem presente, com seus mandacarus e aridez típicos da região.

Seguimos viagem e pelo caminho já víamos com mais frequência os morros característicos da Chapada Diamantina e por volta das 14:40h chegamos em Lençóis. Não sabemos até que ponto esse atraso é comum ou se grande parte dele deveu-se aos atrasos do dia da independência em Feira de Santana.
Nossa viagem foi bem tranquila e considerando o valor pago, o tempo que dispúnhamos e o valor da passagem aérea que havíamos conseguido, achamos que valeu muito a pena, então tudo vai depender das condições encontradas, pois algumas pessoas que conhecemos em Chapada Diamantina e que também haviam ido de ônibus, relataram que o ônibus estava lotado e que foi bem desgastante a viagem, mas esse não foi o nosso caso.
Se você não dispuser de tempo ou condições físicas para ficar por pelo menos 7h dentro de um ônibus ou, se por outro lado, você conseguir passagens aéreas com preços convidativos (o que não encontramos), vale muito a pena ir de avião mesmo, só relembrando que aviões para Lençóis são apenas aos domingos e quintas-feiras.
Agora, se você não dispõe das condições acima ou se simplesmente curte uma viagem de ônibus, a chegada até Lençóis por ônibus é mais que válida...rrsrsrs.
E não percam os próximos posts, pois falaremos como foi nosso roteiro dia a dia de 'Volta ao Parque' na Chapada Diamantina, com muitas dicas, nossa experiência e paisagens belíssimas. Imperdível!!!
Abraços
PARTINDO PRA VIAGEM

Táxi do Aeroporto de Salvador até hotel no bairro Iguatemi (Rodoviária): R$ 92 (período noturno)

Hotéis próximos da rodoviária:
- Iguatemi Business Flat: http://businessflat.com.br/

Deslocamento Salvador -Lençóis – Salvador:
- Companhia Aérea Azul: http://www.voeazul.com.br/ (voos aos domingos e quintas-feiras);
- Empresa Transporte Terrestre Real Expresso: http://www.realexpresso.com.br/
           Salvador – Lençóis: saídas diárias (7h; 13h; 17h e 23h);
           Lençóis – Salvador: saídas diárias (7:30h; 13:15h; 23:10h e 23:30h)